Como funciona a dieta de proteínas?
Ela tem um funcionamento bem básico que se resume ao corte de carboidratos na alimentação. Esta dieta pode ser fácil para quem gosta de comer em quantidade e não se preocupa em cortar uma vasta lista de alimentos.
Quando se restringe os carboidratos da alimentação você acaba ficando muito limitado quanto a escolha do seu cardápio, já que a maioria das vitaminas estão aliadas a este grupo alimentar. Por fim o que nos resta para ser consumido é basicamente a própria carne e alguns derivados (carnes vermelhas, aves, peixes, ovos e alguns derivados do leite).
E a dieta de proteínas funciona?
Para ser sincero funciona, e na hora de perder peso posso afirmar que o resultado inicial é mais rápido do que de uma dieta tradicional, porém existem vários pontos controversos nesta dieta que você vai entender mais a frente e talvez a opção pela proteínas não possa ser a melhor escolha.
A mecânica desta dieta parte do princípio de que
quanto tiramos o carboidrato da alimentação e colocamos a proteína como
grupo alimentar principal estaremos causando um contante aumento
metabólico em nosso corpo, ou seja, estaremos perdendo peso de forma mais acelerada. Isso funciona até quem bem na teoria, mas acarretando alguns problemas que você vai conhecer agora.
Quais as desvantagens nesta dieta?
Como disse anteriormente a dieta Atkins é realmente muito eficiente, funciona perfeitamente quando se fala em perder peso, porém você deve levar em consideração alguns
(vários) pontos negativos deste tipo de alimentação.
Para começar entenda que o carboidrato é o que dá energia ao corpo, se você reduz a ingestão deste tipo de alimento logo vai ter problemas, a começar pela falta de disposição e mau humor ao longo do dia, fora a inevitáveis dores de cabeça que vão afetar várias pessoas (não todas).

Se você quer ganhar massa muscular após perder o peso a falta do carboidrato vai fazer uma grande diferença pois começará a usar a massa muscular do seu corpo com fonte de energia, isso é o que chamamos de catabolismo. Se você passar muito tempo fazendo esta dieta vai perder um grande volume de massa magra e isso não é o ideal, uma dieta eficiente valoriza o amento de massa para ajudar no metabolismo basal, que é a quantidade de energia que você gasta em repouso, quanto maior o ganho de massa, mais rápido vai perder peso, e neste caso com saúde.
Ninguém consegue (e pode) se alimentar de somente
proteínas a vida toda, o próprio Dr. Atkins em seu livro faz a
reposição dos carboidratos aos pontos ao longo da dieta. Novamente na
teoria isso tudo é perfeito, mas na prática é que veremos um dos maiores
problemas desta dieta.
Ao começar reintroduzir os carboidratos (mesmo que de forma gradual) logo o seu organismo vai começar a fazer reservas de energia, neste ponto você para de perder peso e começa a ficar ainda mais fraco pois o seu combustível não está sendo usado e sim sendo jogado no “tanque reserva”
Aqui vai começar um ciclo vicioso, seu corpo vai cada vez exigir de você mais energia (carboidrato) e para conseguir o que quer você vai sentir várias reações (fortes) adversas como total falta de energia, mau humor ainda mais evidente, dores fortes de cabeça e o pior disso tudo, sem perder peso.
Claro que estes são apenas os principais pontos negativos desta dieta (para quem está focado em perder peso), sua saúde com o tempo vai começar a ficar comprometida por falta de vitaminas e complicações renais.
Uma ótima opção a dieta de proteínas você vai encontrar no artigo “Dicas de alimentação para emagrecer” onde resumi como montar um cardápio eficiente na hora de perder peso, esta alimentação também está basicamente focada nas proteínas, que são de extrema importância em uma dieta para redução de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário