terça-feira, 24 de julho de 2012

Estrada de ferro Perus - Pirapora parte 2



 Linha já recuperada na altura do Posto Telefônico do km 9, sentido Cajamar

 Bastante entulho foi retirado

 Trabalho duro na base da picareta...muito calor

 A valente Bobcat dá conta do recado e vai desmanchando os morros, trazendo à tona os trilhos da ferrovia

 Detalhe de um morro sendo desmanchado. Como tanta terra e entulho foram parar aí?

 Ferrovia vai ganhando vida de novo

 Abrilhanta com sua presença no grupo o ferroviário de sangue e coração Zé Mauro, de Ipatinga (esquerda). A seu lado, Washington Cristianini e Rodrigo Cabredo com suas ferramentas

 Até a Bobcat sem pneu é motivo de comemoração!!! Da esq p dir: Zé Mauro, Du Borges, Rodrigo, Luis, Washi, Renato e pai do Adriano

 Galera se esforça em colocar a Bobcat sobre a prancha, com um pneu a menos: espírito de equipe

 Bobcat sendo guardada na prancha para, enfim ter seu descanso merecido

O passeio ciclístico realizado no último dia 20 de Novembro foi um grande sucesso e agitou toda a comunidade de bikers de Perus e região.

Organizado pela Ciclo Borges e com apoio do Instituto de Ferrovias, o passeio saiu às 9:30 da manhã do Centro de Perus, adentrou a fábrica de Cimento e correu paralelo à linha de trem da EFPP até o km 2+700, onde os ciclistas puderam tomar o trem até o km 5 - Corredor.

No Corredor foram distribuídos frutas e água à vontade e gratuitamente a todos os participantes.

Houve sorteio de uma Montain Bike e diversos brindes à garotada.

Ao final do evento, todos pedalaram felizes de volta pra casa. O evento foi muito importante para estimular o esporte e despertar o interesse pelo patrimônio histórico da Perus-Pirapora.

A seguir algumas fotos do evento:

 Concentração na praça de Perus antes do passeio

 Galera ansiosa para o grande passeio, num dia de muito sol e calor

 Ciclistas se aproximam do portão de entrada da Fábrica de Cimento...

 ...sempre acompanhados por uma ambulância

 Destemidos ciclistas passam ao lado dos silos de concreto da grande fábrica

 Agora passam pelo km 1 fa EFPP, bem junto à cabine de tráfego e à antiga parada

 O passeio é muito tranquilo, dá até para conteplar a Vila Triângulo, onde residiam alguns funcionários da antiga fábrica

 Comboio para no afunilamento, próximo do km 2 da EFPP, junto à Rodovia dos Bandeirantes

 Neste momento passando sob os viadutos da Rodovia dos Bandeirantes...

 ...e próximo ao km 2+500 da EFPP

 Galera vai chegando à parada do km 2+700 para esperar o trem

 Enfim chega o trem misto, com vagão box e carros de passageiro. Todos vão acomodando suas biles no vagão

 Figuras divertidas animam o público no local

 Distribuição de águas e frutas, afinal ninguém é de ferro, só a EFPP!!!

Infelizmente este Blog deixará de receber atualizações a partir de Fevereiro/2012. Agradecemos ao apoio ao longo destes anos e aos seguidores que, com sua atenção e audiência, foram a mola impulsora deste trabalho.

Estrada de ferro Perus- Pirapora


 Locomotiva 8 estacionada no pátio do Corredor

 Detalhe da aparelhagem da máquina, ao centro local onde ficava o injetor



Reforma da estrada de ferro


Foram furtadas duas peças de locomotivas da Perus Pirapora:

- Locomotiva 16: Placa do fabricante "Baldwin Locomotive Works" instalada na lateral da caldeira da locomotiva. A placa estava no mesmo local desde 1908 até um larápio com precisão cirúrgica retirar cuidadosamente a peça da locomotiva. O furto ocorreu entre a 2a quinzena de Outubro e a 1a quinzena de Novembro de 2011.

- Locomotiva 8 : Injetor de água: No período aproximado do furto da placa, foi furtado o injetor de água da locomotiva 8. O injetor também foi retirado com precisão cirúrgica, ou seja, foi perfeitamente retirado, sem danificar o resto do encanamento.

Pela maneira que foram retiradas, provavelmente não foi nenhum usuário de drogas ou alguém que voi vender ao ferro-velho.

Vamos acabar com esta prática que é um verdadeiro câncer que tem prejudicado tanto a preservação ferroviária. Denúncias podem ser feitas através do 190 ou ao 46 Delegacia de Polícia de Perus, fone 3917 0732. Ajudem!

Segue abaixo as fotos:

 Locomotiva 16 na fábrica e detalhe da placa, quando ainda estava na máquina


 Foi exatamente esta placa que foi furtada

Locomotiva 16 após ação do ladrão: placa recém-retirada

EFPP ganha mais 270 metros de linha e chega a Cajamar!!!

Dia 19 de Outubro de 2011. Este dia marca a desubstrução dos últimos metros de trilhos da E.F. Perus-Pirapora em solo paulistano entre os kms 9 e 10 da ferrovia.

Num grande esforço dos voluntários, foram removidos tocos e montes de entulhos de terra e pedras que estavam ocupando o local há aproximadamente 25 anos.

Para a operação foi mobilizada a pá-carregadeira da ferrovia, uma Bobcat modelo S-70 de fabricação americana. A mesma foi transportada sobre o vagão-prancha até o km 9.

Foi montado um verdadeiro acampamento no local, com mini-oficina e estrutura para refeições.

O trabalho seguiu até  por volta de 19:00, quando a Bobcat teve um de seus pneus inutilizados. Neste momento chegaram mais voluntários para ajudar e o momento virou uma grande confraternização!

Abaixo algumas fotos deste grande dia.

Chá mate para emagrecer


Já estamos praticamente na metade do ano e você ainda não conseguiu cumprir aquela velha promessa de perder os quilinhos a mais? Então, está na hora de ser forte, resistir as tentações e ficar por dentro das novidades, que fazem a cabeça da mulherada! Semana passada falamos do poderosíssimo suco da vida – quase uma alternativa milagrosa para quem tem pressa em emagrecer – e hoje vem mais uma super dica: o chá-mate que auxilia na redução de peso.
Famosa por fazer parte dos itens de preparo do o consumido chimarrão, a erva-mate tem inúmeras ações super poderosas. Entre elas: diurética e adstringente, o que ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Sem falar na melhor parte, a folha deixa o metabolismo extremamente mais rápido e reduz o apetite. Sendo assim, uma maravilhosa aliada a sua cintura!
Tudo isso só é possível graças a cafeína, que é fundamental para a queima de gordura que está em excesso no corpo. Na erva é possível encontrar componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, que protegem o coração, afastam o risco de tumores e adiam as ruguinhas precoces.

Quantas xícaras devo beber?
Por dia, tome entre 1 litro e 1,5 litro. Mas, tenha cuidado em consumir até 20 minutos antes ou depois das refeições. Se você consumir junto com o alimento, pode sair prejudicada na hora da absorção de vitaminas e minerais.
Posso beber o chá com açúcar?
Se o objetivo é mesmo perder peso, nada mais correto que ingerir sem adicionar açúcar ou adoçante. Mas, como quase ninguém gosta do sabor amargo, bata o chá junto com uma fruta de sua preferência. Assim, o gostinho fica bem melhor.
O chá em latinha ou sachê funciona?
tanto a erva em latinha quanto a em sachê apresentam os mesmos princípios ativos. A diferença é na suavidade do gosto. Sendo assim, a melhor escolha é mesmo a erva a granel.
Há contraindicações?
Sim. Se você é hipertenso o consuma a bebida. Ah! Se tiver insônia evite ingerir o chá mate a noite, pois devido ao efeito estimulante ele tira um pouco o sono.
O chá pode ser armazenado?
Depois de pronto, mantenha sempre na geladeira ou em temperatura baixa. O chá deve ser consumido em até 24 horas.
Dicas de preparo
Coloque um litro de água para ferver e depois acrescente duas colheres de sopa de erva mate – pode ser a erva verde ou a torrada. Depois que desligar o fogo, deixe descansando por duas horas. Se preferir, lembre-se da nossa dica da fruta!

Dieta do chá mate

Dieta do chá-mate, - 6 kg em um mês

Assim como o chá verde, a erva-mate está na lista das substâncias naturais aliadas da perda de peso. Mas você precisa acertar na dose. Saiba também como fazer e consumir o chá. Esses e outros segredos garantem o resultado na balança!

 

O chá-mate emagrece!

Famosa no preparo do chimarrão e do tereré, a erva-mate agora também virou destaque no mundo das dietas. Estudos científicos recentes mostram que a folha (Ilex paraguariensis) que dá origem ao chá tem ações diurética e adstringente, ajudando a eliminar toxinas - substâncias que, acumuladas em excesso no organismo, não só prejudicam a perda de peso como engordam. Outras vantagens da erva-mate para enxugar as gordurinhas: reduzir o apetite e acelerar o metabolismo. Percebeu quanto essa erva pode fazer a favor da cintura? Uma das primeiras pesquisas relacionando o chá-mate ao emagrecimento aconteceu na Universidade de Lausanne, na Suíça. "Pessoas acima do peso que beberam o chá com frequência perderam gordura corporal com mais facilidade", diz Vanessa Franzen Leite, nutricionista da Clínica de Emagrecimento, Saúde e Beleza, em Porto Alegre. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o teste foi feito em ratinhos. O resultado foi o mesmo: o chá reduziu a gordura abdominal dos roedores. No ano passado, outro estudo com os bichinhos, desta vez realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, confirmou: o chá-mate emagrece! De onde vem esse poder? Especialmente da cafeína, presente em grande quantidade na erva-mate. "É uma substância estimulante e com ação lipolítica - ou seja, facilita a queima da gordura em excesso no organismo", explica a nutricionista. O chá também dá uma leve sensação de saciedade e atrasa o esvaziamento gástrico, adiando a fome. "Há ainda indícios de que a bebida aumenta o volume de massa magra (músculo)", diz Vanessa. Rica em componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, a erva traz mais benefícios: protege o coração, afasta o risco de tumores e adia as ruguinhas precoces. Pronta para virar fã do mate? Antes saiba que, sozinho, ele não dá conta do recado de todos os quilinhos extras. Você deve associá-lo a uma dieta pouco calórica. Melhor ainda: siga o cardápio a seguir. Ele combina o chá com alimentos que também favorecem a perda de peso.